sábado, 13 de dezembro de 2014

VISÃO MDA - A IGREJA EM CÉLULAS

1.    A IGREJA EM CÉLULAS


A Igreja do Senhor Jesus está atualmente experimentando uma mudança de paradigma ao redor do mundo. Esta mudança está acontecendo na visão, estrutura, e funcionamento da Igreja Local. Eu me refiro ao resgate da prática da Igreja Primitiva de se reunir nos lares.

Por muitos anos, diversas igrejas tem promovido células ou grupos caseiros -, mas como um entre muitos ministérios. A visão da igreja neo-testamentária, porém era bem diferente. Na Igreja Primitiva, os cristãos se reuniam nos lares, não como uma opção, mas porque o coração da Igreja Local - e o centro de suas atividades - era nos seus lares.

Esta mudança de paradigma tem sido chamada, por alguns, de Segunda Reforma. A Primeira Reforma, foi liderada por Martinho Lutero ao levar a Igreja de volta às suas origens doutrinárias baseadas somente na Palavra de Deus. Esta Segunda Reforma está levando a Igreja de volta às suas estruturas originais no sentido de restaurar a “Igreja no Lar” e colocar o ministério nas mãos do povo. Quando uma Igreja Local, realmente passa por esta Segunda Reforma, os grupos nos lares (Células) se tornam o coração daquela igreja. Este tipo de igreja tem sido chamada de Igreja de Células (em contraste com a Igreja com Células– onde as Células são uma de muitas opções), ou igreja  em Células (em contraste com  a igreja com Células).

2.    A IGREJA EM CÉLULAS NA VISÃO DO M.D.A.

Todas as maiores Igrejas Locais do mundo já estão neste novo paradigma promovido pela Segunda Reforma; todas são Igrejas em Células. Existem, porém, diversos modelos de Igrejas em Células.

O “Modelo 5X5” é usado pelo Pr. David Yonggi Cho (pastor da maior Igreja do mundo com 700.000 membros). Este modelo organiza cada 5 grupos debaixo de um supervisor e assim por diante. Talvez, mais que qualquer outro homem, Deus tem usado o Pr. David Yonggi Cho para motivar muitas e muitas igrejas, para entrarem na visão de células.

Um outro método desenvolvido pelo Dr. Ralph Neighbour Jr., é o “Modelo dos Grupos de Interesse”. Este modelo dá a chance de cada membro formar “Sub-Grupos” ganhando pessoas para Jesus na área de seu interesse. Inúmeras igrejas ao redor do mundo estão praticando este modelo.

Ultimamente muitas igrejas estão implantando um modelo que se chama “G 12” (Grupos de Discipulado de 12 pessoas) que tem tido um sucesso impressionante na igreja evangélica “Missão Carismática Internacional” de Bogotá, Colômbia. A visão é de que todos sejam líderes, e uma das vantagens deste modelo é que o discipulado tem vínculos mais duradouros.
Um modelo ainda mais recente que tem surgido é o A.D.M. (Apostolic Discipleship Model), que em português é M.D.A. (Modelo de Discipulado Apostólico). Este modelo prioriza o discipulado um a um, e também procura aproveitar as vantagens dos outros modelos.

Na visão do M.D.A., é possível à Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão – é o modelo de discipulado um a um em ação!!!

Jesus, sendo o primeiro Apóstolo, demonstrou que o discipulado era um conjunto de fatores como: convivência , o modelar do ministério, investir um a um, investir em grupo de discipulado, orar juntos, congregar juntos, etc. Vemos, depois, os apóstolos e líderes da Igreja Primitiva seguindo este modelo. Em nenhum outro lugar diz que qualquer um deles teve doze discípulos. O número era obviamente flexível. A Bíblia deixa bem claro, porém, que o “Modelo Apostólico de Discipulado” que Jesus havia iniciado continuou. Barnabé foi atrás de Saulo (Paulo) e obviamente investiu muito na vida dele. Paulo investiu muito em Silas, Timóteo, Lucas, etc. A história diz que Pedro investiu muito em João Marcos e assim por diante. Este é o “Modelo de Discipulado Apostólico”; Mateus 28:18-20; II Timóteo 2:2.

O Modelo de Discipulado Apostólico (o Modelo M.D.A.) abrange diversos fatores englobados na Igreja Local. Sem dúvida, o fator central do Modelo de Discipulado Apostólico (M.D.A.) é o discipulado um a um que todos na igreja recebem; porém, este modelo (M.D.A) fala da visão geral de como cremos que a Igreja Local deve funcionar.


Mesmo que pudéssemos falar bem profundamente acerca dos outros modelos das Igrejas em Células  estaremos desenvolvendo especificamente a “Visão do M.D.A.”. Temos aprendido muito com tantos excelentes modelos de Igrejas em Células, e queremos continuar aprendendo mais e mais com todo o Corpo de Cristo. Na Sua rica graça e misericórdia, Deus tem dado uma visão clara e nítida; uma visão que tem funcionado e produzido frutos permanentes; uma visão que tem a plena benção e confirmação da nossa liderança. A Visão do M.D.A.!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário