segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

VISÃO MDA - A IMPORTÂNCIA DA CÉLULA


         Explicamos nos primeiros tópicos que a “Igreja no Lar” com o ministério nas mãos do povo faz parte deste novo paradigma de Igreja Local que chamamos “Igreja em Células”. Existe algo paradoxal, porém, que tem acontecido em algumas Igrejas em Células: O ministério foi colocado nas mãos do povo e a maior parte de seus membros estão em células, porém, a “Igreja no Lar” tem sido descaracterizada. Vamos explicar:

         Existem igrejas em células que uma parte de seus membros não congregam na “Igreja no Lar”, mas somente reúnem-se em outros tipos de células e que não se identificam com o modelo neo-testamentário da “Igreja no Lar”.

         Não somos contra ter vários tipos de células, mas cremos que é importante que todos os cristãos da Igreja Local estejam congregando em um tipo de célula onde a vida do corpo se encontra de forma sintetizada em todos os seus muitos aspectos, por exemplo: adoração, intercessão, evangelismo, integração, discipulado, treinamento de líderes, comunhão, assistência social, etc.

         Além disso, é necessário que esta célula esteja sempre aberta para receber novas pessoas, e como a célula do corpo humano, esteja sempre crescendo, multiplicando e formando novas células. Este tipo de célula, resgata a “Igreja no Lar”, e cremos ser importante que todos congreguem em uma célula deste tipo, pois acreditamos que foi assim que aconteceu na igreja neo-testamentária.

         Compreendemos que outras igrejas, tem ocasionalmente usado o termo “Célula” para algo bem diferente daquilo que usamos. Algumas igrejas tem utilizado a Célula, talvez, principalmente para a comunhão. Como foi explicado acima, as nossas Células têm outra visão. Cremos que todo membro da Igreja Local deve participar da Célula. Para nós a Célula é o Coração da Igreja Local.

         Todas as nossas Células, heterogêneas e homogêneas tem estas características, e todos os membros estão em um desses dois tipos de Células.   A totalidade de nossas Células crescem e multiplicam-se em três áreas:


1) Verticalmente: os membros crescem em intimidade com Deus e multiplicam isso nas vidas dos seus discípulos.

2) Horizontalmente: os membros crescem em comunhão  uns com os outros e multiplicam isso nas vidas dos seus discípulos.

3) Exteriormente: Os membros crescem numericamente ganhando novas pessoas para Jesus, discipulando estas pessoas e multiplicam este código genético de evangelismo e discipulado nas vidas dos seus discípulos. A Célula cresce em número de membros e multiplica-se formando novas Células.


No gráfico acima, podemos perceber que o coração do Reino de Deus é a Igreja Mundial do Senhor Jesus; o coração da Igreja Mundial é a Igreja Local; e o coração da Igreja Local é a Célula. Você pode perceber, então que todo esforço cristão para implantar o Reino de Deus na terra deve resultar e priorizar direta ou indiretamente na edificação de Células no contexto da Igreja Local. Agora, qual é o coração da Célula? – Trataremos no próximo tópico.





Nenhum comentário:

Postar um comentário