quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

VISÃO MDA - A IMPORTÂNCIA DO DISCIPULADO UM A UM (M.D.A.)

Jesus priorizou o discipulado na Sua vida aqui na terra. Antes de escolher os seus discípulos Ele orou a noite toda (Lucas 6:12-13), e uma grande parte do seu tempo foi ocupado investindo na vida destes discípulos. Como Ele viajava horas e horas a pé, é bem provável, que enquanto estava caminhando  com os discípulos naquelas estradas construídas pelo Império Romano, Ele aproveitava bem o tempo discipulando. Quem já caminhou por muitas horas sabe que é difícil andar e falar com muitas pessoas ao mesmo tempo. Cremos que Jesus discipulava muito: 1) um a um; e 2) em grupo.
         O Dr. Carl Horton tem seu doutorado em “Crescimento de Igreja” e tem nos relatado os resultados surpreendentes de uma pesquisa realizada entre um grande número de líderes cristãos. Segundo esta pesquisa:


PRIMEIRO0% dos líderes foram produzidos pelo púlpito em reuniões públicas de ensino ou pregação.

SEGUNDO0% dos líderes foram produzidos em classes estruturadas (escola dominical)

TERCEIRO - 10% dos líderes foram gerados no discipulado em grupos pequenos.

QUARTO - 90% dos líderes foram gerados através do discipulado um a um.

Na nossa própria experiência, também temos visto que é muito bom discipular em grupos, mas nunca em substituição ao discipulado um a um. Vez após vez, temos comprovado a eficácia do discipulado um a um. Sem dúvida, isto possibilita que o discipulado seja mais profundo, intenso, e específico. No discipulado um a um, o discípulo sentirá mais liberdade para “se abrir” totalmente, e o discipulador sentirá mais liberdade de cavar profundamente sem constranger este discípulo na frente dos outros discípulos, como provavelmente poderia acontecer no discipulado em grupo.
É claro, que para haver este tipo de discipulado os dois (discípulo e discipulador) devem ser do mesmo sexo. Também, alguém não pode estar discipulando outra pessoa se ele primeiramente não tiver discipulador. O discipulador tem compromisso total de não falar nada para pessoa alguma daquilo que o discípulo confidenciou a não ser que obtenha primeiramente sua permissão.
Este discipulado deve acontecer no contexto da Célula, ou seja, o discipulador deve participar da mesma Célula do discípulo. Normalmente o líder vai discipular o auxiliar principal e mais dois auxiliares da Célula. Estes três auxiliares por sua vez vão discipular os outros integrantes da Célula. O líder é discipulado pelo supervisor de setor, o supervisor de setor pelo supervisor de área, e assim por diante.
Às vezes, acontece que um irmão mais antigo na fé de repente se encontra debaixo da cobertura espiritual (na hierarquia da Célula) de alguém bem menos experimentado, ou que até conhece menos da Palavra de Deus. E aí? Normalmente a vontade de Deus é que este irmão (que é mais experimentado, etc.) se humilhe debaixo da soberania de Deus e seja discipulado pelo irmão menos experiente. Deus vai usar estes momentos para tratar profundamente com o ego de todos os dois, e ajudá-los a crescerem ainda mais.

Lembre-se: Discipulador não é discípulo que escolhe, é Deus! Em outras palavras, você não tem o “direito” de escolher o seu discipulador. Você tem que humildemente esperar no Senhor e submeter-se a decisão d’Ele. Seja quem for o discipulador que Deus colocar sobre você, é sua responsabilidade de submeter-se alegremente, ser transparente, e humildemente receber ajuda.

Alguém poderia questionar e dizer: “E se meu discipulador provar que não é de confiança ou abusar da autoridade?”. Aí, humildemente você deve confrontá-lo sobre isso e se ele não aceitar e se corrigir, você deve levar o assunto ao discipulador dele. Lembre-se, ele também tem discipulador e ninguém pode abusar da autoridade a ele conferida. Se a situação ainda não mudar você vai para o líder do líder e assim por diante.

O importante é lembrar que nada serve de desculpa para você não se submeter alegremente ao discipulador que Deus na Sua soberania colocou sobre você. A única exceção seria se ele falasse algo para você que claramente é diferente  do que diz a Bíblia Sagrada ou os líderes sobre ele.

Lembre-se que o discipulado nunca deve ser manipulativo. O verdadeiro discipulado é para ajudar o discípulo a crescer. Nada forçado dá certo. Se o seu discipulador está manipulando ou forçando, abra o jogo com ele, e se ele não mudar, fale com a liderança dele.

Porque todo discipulador tem uma cobertura (líderes e discipulador sobre ele também), nunca podemos usar quaisquer desculpas para não se abrir e receber ajuda do nosso discipulador.

Lembre-se: O seu discipulador foi escolhido por Deus para ajudar você!!! Discipulado é proteção. Discipulado é crescimento. Seja transparente com o seu discipulador. Você ficará maravilhado como Deus vai usar seu discipulador para ajudá-lo a vencer o pecado, crescer espiritualmente, ser um ganhador de almas, e ser também um bom discipulador. “confessai os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados” Tiago 5:16.

Uma vez que você está sendo discipulado, é importante começar a orar e pedir a Deus acerca de quem você deverá discipular. Quando você ganha alguém para Jesus, você tem que garantir que aquela pessoa seja bem discipulada. Normalmente, é você quem deve discipular aquele novo convertido.

Jesus ordenou que fizéssemos discípulos (Mateus 28:18-20). No nosso modelo, traduzimos isto em um mínimo de três. Cremos que todo cristão deve ter um discipulador e no mínimo três discípulos. Se você é recém-convertido (1 a 3 meses), podemos compreender que ainda não tenha discípulos. Mas comece a orar e buscar a Deus sobre esta área. Comece a evangelizar seus amigos, colegas de trabalho e de aula, vizinhos, parentes, etc. Ore muito pela conversão de toda a sua família. A Bíblia garante que através da fé você pode ganhar toda a sua família para Jesus. Na medida que você vai ganhando pessoas para Jesus logo você terá seus três discípulos ou até mais.

Antes, não contávamos os discipulados que aconteciam nas Células. Deus nos mostrou que mesmo ensinando que o discipulado era importante, muitos precisavam de mais ensino e motivação.
Jesus, antes ascender aos céus, nos deixou a Grande Comissão: “Ide, portanto, fazei discípulos...” (Mt. 28:19). Isto tem que ser priorizado, pois, sem dúvida, é de máxima importância. Na medida que meditávamos na centralidade do discipulado, Deus nos revelou que o discipulado um a um é o coração da Célula. Este relacionamento do discipulador com seu discípulo (total de duas pessoas) chamamos de uma micro-célula. Sendo, também, que a ênfase central da Visão do Modelo do Discipulado Apostólico é o discipulado um a um , vimos que seria ideal usarmos a mesma sigla para identificar esta micro-célula.

Então como visão da Igreja Local temos:

M.D.A.:  Modelo de Discipulado Apostólico.

E como o nome da micro-célula de discipulado, também, temos:
      
M.D.A.:  Micro-célula de Discipulado Apostólico.

O discipulado na micro-célula, então, é feito um a um. Existem raras exceções em que um discipulador discipula um casal (um a dois) ou um casal de discipuladores discipulam uma só pessoa (dois a um). É importante observar que este tipo de discipulado deve normalmente ser transformado em um discipulado um a um o mais rápido possível. Você poderá notar então que a micro-célula tem o total de duas pessoas: Discipulador e Discípulo. Em casos raros o M.D.A tem o total de três pessoas. Cremos que o M.D.A. é a menor representação da Igreja: a micro-célula do Corpo de Cristo, “onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome...” (Mateus 18:20). É interessante notar que o contexto desta passagem se refere à Igreja Local.
       Já que o discipulado um a um é chamado de um “M.D.A.”, contamos os M.D.A.s das Células. Esse procedimento, também tem sido uma forma de reconhecer e honrar quem está fazendo discípulos. Ao motivar todo cristão a ter pelo menos três discípulos estamos priorizando aquilo que Deus prioriza: “Fazer discípulos!!!”. Sem dúvida, alguns irmãos que têm mais tempo podem investir a sua vida em muito mais do que três pessoas. . Temos ensinado que o mínimo é M.D.A.3 (três discípulos), e o máximo é M.D.A.12  (doze discípulos). O importante é que todos estejam debaixo da cobertura de um discipulador, e que todos estejam fazendo discípulos, porque, como já foi enfatizado, o discipulado é o coração da Célula. Em outras palavras: o M.D.A. é o coração da Célula



A Visão do M.D.A. pede que cada cristão esteja inserido onde está a figura daquela pessoa no gráfico abaixo:



Na Visão do M.D.A. cada cristão deve estar sendo e fazendo discípulos, participar de uma Célula, abraçar a visão da Igreja Local, buscar a Unidade da Igreja Mundial e colocar em primeiro lugar o reino de Deus.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário